Aplicações da Estatística no dia-a-dia

O tema estatística pode ser bem aplicado no dia-a-dia. A estatística é uma ciência que está a serviço das demais e é um tema interdisciplinar.
Os cálculos de possibilidade de vitória de um time num jogo de futebol é um exemplo de estatística.
Na relação candidato-vaga de um vestibular ou de um concurso público, há estatística.
Até os testes de DNA, relativo à paternidade de uma criança, tem estatisticamente 99% de probabilidade de confirmar quem é o verdadeiro pai.
As empresas também podem utilizar-se da estatística para fazer um bom negócio, pesquisando e avaliando previamente como será a aceitação do produto no mercado.
Além disso, a estatística está presente em muitas profissões e em situações atuais tais como: nas ciências médicas e biológicas, na administração, na economia, nas pesquisas de mercado, nas indústrias, nos mercados financeiros, no controle de qualidade, nos orçamentos, no planejamento, nas análises de risco, nas previsões de vendas, nas finanças, nos estudos populacionais, entre outros.

Referências bibliográficas:
· PORTAL EDUCACIONAL DO ESTADO DO PARANÁ. Dia-a-dia educação. Guia de profissões. Disponível em: http://200.189.113.123/portals/portal/guiadeprofissoes/estatistica.php. Acesso em 11 de dezembro de 2009.
· RALPH CORDEIRO. Aplicação prática das Ciências Estatística no dia-a-dia das empresas. Disponível em: http://ralphestatistico.spaceblog.com.br/63865/A-Estatistica-nas-Empresas/. Acesso em 11 de dezembro de 2009.
· MUNDO VESTIBULAR. Enem A estatística aplicada ao dia a dia. Disponível em: http://www.mundovestibular.com.br/articles/6846/1/Enem-A-estatistica-aplicada-ao-dia-a-dia/Paacutegina1.html. Acesso em 11 de dezembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário