Aplicação do conhecimento - questões do ENEM (2005)

1. Considerando os conhecimentos sobre o espaço agrário brasileiro e os dados apresentados no gráfico, é correto afirmar que, no período indicado:


A) ocorreu um aumento da produtividade agrícola devido à significativa mecanização de algumas lavouras, como a da soja.
B) verificou-se um incremento na produção de grãos proporcionalmente à incorporação de novas terras produtivas.
C) registrou-se elevada produção de grãos em virtud
e do uso intensivo de mão de obra pelas empresas rurais.
D) houve um salto na produção de grãos, a partir de 91, em decorrência do total de exportações feitas por pequenos agricultores.
E) constataram-se ganhos tanto na produçã
o quanto na produtividade agrícolas resultantes da efetiva reforma agrária executada.

A área plantada entre 1991-2002 praticamente não se alterou. Porém, no mesmo período, a produção aumentou consideravelmente. A justificativa para tal diferença está relacionada ao maior uso de insumos agrícolas, tais como fertilizantes, sementes selecionadas e mecanização, potencializando o aumento na produtividade de alguns gêneros alimentícios, como soja, milho, arroz, trigo e algodão.

2.No gráfico abaixo, mostra-se como variou o v
alor do dólar, em relação ao real, entre o final de 2001 e o início de 2005. Por exemplo, em janeiro de 2002, um dólar valia cerca de R$2,40.


Durante esse período, a época em que o real esteve mais desvalorizado em relação ao dólar foi no:
A) final de 2001.
B) final de 2002.
C) início de 2003.
D) final de 2004.
E) início de 2005.

O real esteve mais desvalorizado em relação ao dólar quando este atingiu os maiores valores, ou seja, no final de 2002.

3. Um aluno de uma escola será escolhido por sorteio para representá-la em uma certa atividade. A escola tem dois turnos. No diurno há 300 alunos, distribuídos em 10 turmas de 30 alunos. No noturno há 240 alunos, distribuídos em 6 turmas de 40 alunos. Em vez do sorteio direto envolvendo os 540 alunos, foram propostos dois outros métodos de sorteio. Método I: escolher ao acaso um dos turnos (por exemplo, lançando uma moeda) e, a seguir, sortear um dos alunos do turno escolhido. Método II: escolher ao acaso uma das 16 turmas (por exemplo, colocando um papel com o número de cada turma em uma urna e sorteando uma delas) e, a seguir, sortear um dos alunos dessa turma. Sobre os métodos I e II de sorteio é correto afirmar:
A) em ambos os métodos, todos os alunos têm a mesma chance de serem sorteados.
B) no método I, todos os alunos têm a mesma chance de serem sorteados, mas, no método II a chance de um aluno do diurno ser sorteado é maior que a de um aluno do noturno.
C) no método II, todos os alunos têm a mesma chance de serem sorteados, mas, no método I, a chance de um aluno do diurno ser sorteado é maior que a de um aluno do noturno.
D)no método I, a chance de um aluno do noturno ser sorteado é maior do que a de um aluno do diurno, enquanto no método II ocorre o contrário.
E) em ambos os métodos, a chance de um aluno do diurno ser sorteado é maior do que a de um aluno do noturno.

A chance de um aluno ser sorteado é •pelo método I: Diurno 1/2 . 1/300 = 1/600 Noturno 1/2 . 1/240 = 1/480 • pelo método II: Diurno 1/16. 1/30 = 1/480 Noturno 1/16 . 1/40 = 1/640 No método I, a chance de um aluno do noturno ser sorteado é maior do que a de um aluno do diurno, enquanto no método II ocorre o contrário.

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